quarta-feira, 13 de abril de 2011

14 milésimos de segundo


13 de Abril de 1986. Senna, pilotando o Lotus98T-Renault, venceu seu 3º Grande Prêmio na Fórmula 1. Essa vitória seria apenas mais uma na sua carreira, mas ficou marcada pelo final emocionante, quando o Brasileiro e Nigel Mansell protagonizaram uma chegada digna de turfe.

É comum no fim das corridas, os pilotos líderes tirarem o pé na reta da linha da bandeirada final, tudo isso porque os vitoriosos chegam com uma folga que não foi vista no Grande Prêmio da Espanha, há exatos 25 anos atrás.

Senna havia feito sua 9ª Pole Position, ficando na frente das Williams-Honda de Piquet e Mansell, na largada. Essa pole marcou a 100ª na história da escuderia de Colin Chapman.

Senna possuía um carro que consumia 8% a mais de combustível, do que o motor Honda das Williams, e, com habilidade, conseguiu segurar a pressão imposta pela dupla Piquet/Mansell, pelo menos até a 40ª volta. Neste momento Senna era ultrapassado por Mansell, mas sofria um alento, com a notícia do abandono de Piquet.

A insistência de Senna em assumir a ponta foi atendida na 64ª volta. Numa manobra arriscada, Senna ultrapassa o inglês. Chega a abrir uma vantagem de 27 segundos.

Mansell, desestabilizado, cedeu o 2º lugar para Prost, e decidiu arriscar para continuar na luta. Foi aos boxes e colocou um jogo de pneus novos, com durabilidade reduzida. Voltou pra pista e retomou ao 2º lugar faltando poucas voltas para o fim. Até o final da corrida, Senna e Mansell travaram um duelo memorável, com Senna tendo que manobrar o carro para impedir a ultrapassagem do poderoso Williams do rival.

A última volta do circuito foi acompanhada com olhos vidrados nos carros de Senna e Mansell. A estréia da pista na Fórmula Um recebeu de presente uma chegada dramática, com o Lotus e o Williams emparelhados, após Mansell aproveitar o vácuo de Ayrton. Ao fim da corrida, não se podia dizer quem venceu (a não ser Galvão Bueno, que dotado de um olho de águia, cravou que Senna havia ganhado por meio carro de diferença). Depois de um tira-teima, Senna foi o condecorado.

Foi a chegada mais apertada depois do GP de Monza em 1971.A vitória veio com 14 milésimos de segundos, ou com 93 centímetros de diferença. Sorte para Ayrton, que a linha de chegada escolheu o preto e dourado da Lotus-Renault.





0 comentários:

Postar um comentário

 
Jornalheiros E. C. | by TNB ©2010