segunda-feira, 21 de março de 2011

Primeiro brasileiro campeão do mundo

Anfilóquio Guarisi, ponta- direita nascido em 1905, foi o primeiro jogador de futebol brasileiro a se sagrar campeão do mundo. A conquista veio defendendo as cores da Itália, na Copa do Mundo de 1934.

Anfilóquio começou a carreira na Portuguesa na capital paulista. Ficou pouco tempo na Lusa e se mudou para o Paulistano (time que deu origens ao atual São Paulo da Floresta, posteriormente, São Paulo Futebol Clube), na época, a melhor equipe de São Paulo, e que tinha em seu elenco o mítico Arthur Friedenreich. No clube, seria bi-campeão paulista.

Com boas atuações no longínquo Paulistano, Filó, como era conhecido, foi jogar no Corinthians. Conquistou outra vez o torneio estadual, porém, essa competição era distinta da que ele havia ganho duas vezes pelo Paulistano.

Antes de seguir, uma explicação importante: Guarisi atuou pelo Paulistano de 1925 a 1928, em 1929, ele mudaria para o Corinthians. Nesta época, existia dois Campeonatos Paulistas. Na edição de 1929, o Corinthians foi bi-campeão, no campeonato organizado pela Associação paulista de esportes atléticos (APAE), e o seu ex-time Paulistano, conquistou o título organizado pela Liga dos amadores de Futebol, (LAF). Em 1930, o estadual de São Paulo seria reunificado, e a LAF ganhou o direito de organização, com isso o Paulistano se desfez do time de Futebol, e o corinthians foi tri-campeão paulista, sendo Guarisi bi pelo timão (1929-30) e bi pelo Paulistano (1926-27).

Filó estava cotado para entregar a seleção na Copa de 1930. Porém, só jogadores de times cariocas foram convocados ( exceto Araken Patusca, que havia brigado com seu time, o Santos).

Em 1931 Guarisi viajou para a Itália, para jogar na Lazio. O time da capital era comandado por Amílcar Barbuy, um técnico brasileiro, e que montou um time formado por 7 brasileiros.



Os jogadores contratados:

Giuseppe Castelli, Armando Del Debbio, Alessandro De Maria, Anfilogino Guaris, todos do Corinthians

Giovanni Fantoni, Leonizio Fantoni (conhecido como Niginho, 3º maior artilheiro do Cruzeiro), Ottavio Fantoni, todos do Palestra de Belo Horizonte, mais tarde Cruzeiro Esporte Clube.

O time ficou conhecido como Brasilazio, e com Guarisi como seu principal jogador e, eventualmente, capitão, conseguiu um modesto 13º lugar na primeira temporada, em 1931/32. O time iria evoluir com o passar dos anos. Nas temporadas de 1932/33 e 1933/34, a Lazio alcançaria o 10º lugar. Na temporada seguinte conseguiria o 7º lugar, e na temporada final de sua passagem pela Itália, A lazio seria vice-campeão, perdendo o título para o Bologna.


Guarisi e Ottavio Fantoni (Nininho) participaram das eliminatórias da Copa, porém somente Guarisi (marcou o primeiro gol da Itália nas eliminatórias, vitória de 4 x 0 na Grécia) iria para Copa. Era reserva, atuou somente uma vez, na vitória de 7 x 1 contra os EUA.

Foi convocado 10 vezes para a seleção italiana e participou de 6 jogos. Voltou ao Brasil, retornou ao Corinthians, foi tri-campeão paulista entre 1937 e 1939. Encerrou a carreira em 1940, no rival Palestra, (posteriormente, Sociedade Esportiva Palmeiras) conquistando outra vez o estadual, seu 4º título seguido.




2 comentários:

Gabriel Gama disse...

Guarisi!

Já tinha ouvido falar dele... Mas não sabia desta façanha!

Parabéns, Fred!

Bom post de inauguração!

Precisamos reerguer o J.E.C! E contamos com você!

Boa sorte!

22 de março de 2011 às 17:36
Matheus Killer disse...

Acho que, de todas as quatro Copas que a Itália ganhou, nenhuma tinha tão poucos italianos que nem a de 1934. Tinha uma galera lá da Argentina e do Uruguai também...

=P

23 de março de 2011 às 18:24

Postar um comentário

 
Jornalheiros E. C. | by TNB ©2010