segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Futebol Europeu - Campeonato Italiano



Chegamos à metade do Calcio. Assim como nos últimos anos, um time de Milão se encontra na ponta, porém, as cores mudaram. Os rossoneri do Milan, recheado de brasileiros da defesa ao ataque, são os simbólicos campeões do primeiro turno. Mas, diferente de sua arqui-rival e atual penta-campeã nacional, a Internazionale, a impressão deixada pelo Milan não é de que esse scudetto será fácil.

A classificação do primeiro turno terminou assim:



Trago uma análise das principais equipes na disputa pelo título, juntamente com as perspectivas de tais equipes para o restante do campeonato.

Favoritos ao scudetto: Milan, Napoli, Juventus, Roma e Internazionale
Têm chances de chegar: Lazio, Palermo e Udinese
Pedras no sapato: Sampdoria, Genoa e Fiorentina

Milan
O badalado Milan “venceu, mas não convenceu”. Alguns tropeços como as derrotas frente ao fraco Cesena e aos adversários diretos Juventus e Roma (ambos jogando em Milão) deixam uma pulga atrás da orelha do torcedor. Ronaldinho saiu, Cassano entrou. Comparando o momento de cada jogador, foi uma baita troca. Já em seus dois primeiros jogos com a camisa milanista, o problemático atacante deu três assistências e ajudou a equipe a se manter na ponta. O problema para os rossoneri poderá ser o de conciliar o campeonato nacional com a Liga dos Campeões. A equipe possui um grande desequilíbrio entre o fortíssimo ataque e a fraca defesa, que ficou claramente exemplificado no 4 a 4 com a Udinese, na 19º rodada.

Napoli
A boa equipe napolitana apresentou altos e baixos no decorrer do turno, mas terminou forte, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, sendo o último uma convincente vitória de 3 a 0 sobre a Juventus, em casa. Cavani (13) e Hamsik (7) marcaram 20 dos 30 gols napolitanos no campeonato. O argentino Lavezzi, que não é o destaque que foi nas temporadas passadas, anotou quatro tentos. O resultado que custou e talvez custará caro ao time do sul da Itália foi a derrota para o líder Milan, em Nápoles, na oitava rodada. É sem dúvidas uma das equipes mais fortes do campeonato.

Lazio
O belíssimo início de campeonato que a Lazio de Hernanes teve deixou sua torcida muito otimista. Até a décima rodada, era líder incontestável, jogando bem e eficientemente. Porém, veio o derby contra a Roma e o otimismo foi abalado. Após a derrota por 2 a 0 (onde a Lazio foi prejudicada), a equipe da capital italiana começou a cair e quase teve sua colocação no grupo dos quatro ameaçada. Uma pequena reação na reta final do turno, com vitórias sobre a Inter e a Udinese, manteve a Lazio na parte de cima da tábua. Hernanes caiu como uma luva na equipe e é seu artilheiro até o momento, com cinco tentos. Se corrigidos alguns erros que cometeu na primeira metade, o time tem boas chances de vencer o certame, mas terá grande concorrência.

Roma
Os gialorossi também estão na briga. Para mim, mais fortes que a rival local, a Lazio. O próprio derby mostrou isso. O fraco começo de campeonato - fato costumeiro – deixa a Roma apenas na quarta posição, mas o time cresceu muito do início até hoje. A empolgação com a classificação na Liga dos Campeões ajudou muito o elenco. No final do turno, Adriano deu sinais de que poderá sim contribuir para a equipe, mas o próprio treinador, Claudio Ranieri, diz que espera mais do “Imperador”. O problema para Adriano é a dupla de ataque titular, Borriello (9) e Vucinic (6), que somam 15 dos 27 gols até aqui. Como na temporada passada, a Roma dá mostras de que lutará até a última rodada, para vencer o quarto scudetto de sua história.

Palermo
Os sicilianos fizeram um belo primeiro turno. Após ir mal nas três primeiras rodadas, o time se acertou e obteve resultados muito convincentes dali pra frente, destacando-se entre eles vitórias sobre Juventus, Roma e Sampdoria. O returno pode terminar de forma semelhante para os rosaneri, pois receberão no Renzo Barbera concorrentes diretos como Napoli, Milan, Udinese e Juventus. Talvez terminar na ponta seja tarefa difícil, mas uma vaga nas competições européias parece muito próxima, caso o time mantenha o nível de jogo no restante do campeonato.

Juventus
A Velha Senhora teve um primeiro turno muito bom, porém, as três últimas rodadas mostraram uma queda incrível, onde deixou escapara a vice-liderança, para terminar em sexto. As chegadas de Quagliarella (que se contundiu e perderá o restante da temporada) e, principalmente, Krasic, tornaram a Juve um dos melhores ataques da Itália no turno, mas os sete empates impediram que a equipe ocupasse um posto mais alto. É um bom time, mas tem buracos claros que ameaçam o sonho do trigésimo scudetto. Luca Toni chega para tentar manter a produtividade do ataque. Felipe Melo, que vem fazendo uma temporada maravilhosa, cometeu outra de suas loucuras e levou suspensão de três jogos. Vencer o Milan fora de casa foi o grande resultado da equipe até aqui.

Internazionale
A penta-campeã demorou, mas pareceu ter se encontrado nas últimas rodadas do turno. Mesmo obtendo a classificação na Liga dos Campeões e sendo campeão do mundo em Abu Dhabi, o treinador Rafa Benitez não sobreviveu no cargo. Depois de um bom começo, a Inter simplesmente desceu a ladeira durante o turno, com tropeços que assustaram os torcedores interistas, acostumados com a Inter soberana dos últimos cinco anos. O brasileiro Leonardo assumiu o lugar de Benitez e parece ter recolocado o time nos trilhos, com duas boas vitórias no final do turno. A modesta sétima colocação se deve ao fato do time ter duas partidas a menos, devido à disputa do Mundial.

Menções

Udinese – de lanterna a forte candidata a uma vaga nas competições européias. Não apenas nas costas de Di Natale, artilheiro do campeonato e em fantástica fase. É um time taticamente acertado, que promete incomodar muita gente, caso continue jogando o futebol que jogou no final do turno;

Sampdoria – perder Cassano foi como perder meio time. E pior, por uma briga de vestiário com o presidente do clube e o atleta. Quem sofrerá é o torcedor, que dificilmente verá uma temporada semelhante à do ano passado, quando a Samp alcançou a Liga dos Campeões. Afinal, Pazzini não fará gols sozinho.

Fiorentina – acorda, Viola! No fim do turno, a Fiorentina chegou a ficar um ponto acima do primeiro dentro da zona de rebaixamento. Gilardino precisa de ajuda!

2 comentários:

Gabriel Gama disse...

Excelente texto, Don!
Em breve, as análises dos outros principais Campeonatos Europeus!!

xD

*Espero que a Inter se recupere no Calcio e brigue novamente pelo scudetto!
E Vamos Fiori!!

11 de janeiro de 2011 às 02:56
Thiéres Rabelo disse...

Jamais! A Inter já comeu demais dessa refeição servida pelo tribunal de 2006! É hora dela sair da mesa e deixar os outros comerem também! hahaha

Mas acho que o título fica entre Roma ou Napoli.

11 de janeiro de 2011 às 13:01

Postar um comentário

 
Jornalheiros E. C. | by TNB ©2010