terça-feira, 19 de outubro de 2010

“Aberrações futebolísticas” – Grandes furadas de olho do Cruzeiro

Eu tinha prometido pra mim mesmo que ia evitar escrever sobre meu time. Mas lembrei de umas transações bizarras e não aguentei. E, diga-se de passagem, tava difícil escolher só uma entre tantas opções...

Clubes como São Paulo e Internacional costumam vender bem seus atletas, mas, em termos de furadas de olho, nenhum dos dois é páreo para o Cruzeiro. Muito disso, inegavelmente, graças ao talento dos Perrellas em negociações. Isto é, talvez eles não sejam tão hábeis na hora de contratar jogadores (Montillos à parte), mas, na hora de vender... errr.

Colocar o Marcelo Moreno no Shaktar Donetsk por 9 milhões de euros é algo digno de nota. Não chega a ser uma aberração, uma vez que o mercado ucraniano não é lá essas coisas. Mas, só para se ter uma ideia, no mesmo ano – 2008 – o Palmeiras vendeu o Valdívia, muito melhor tecnicamente, por 8 milhões.

O mesmo vale pro Wagner, o antigo camisa 10. Duas bolas de prata da revista Placar, convocações pra seleção... podia ter saído por mais do que 6 milhões de euros, e para um clube maior do que o Lokomotiv Moscou. Mas, a julgar pela bolinha que o meia-atacante vinha jogando, fora os sumiços em momentos decisivos, saiu por um bom valor.
Nota do blogueiro: Ok, talvez eu diga isso influenciado por algum rancor, pelo fato de o Wagner ter cometido o pecado imperdoável de pedir substituição numa final de Libertadores. A menos que você tenha uma fratura exposta, isso NÃO se faz! SOBRETUDO quando seu reserva é o Athirson!

Agora, tem umas vendas que fazem a gente gargalhar. Verdadeiras furadas de olho, com clubes torrando rios de dinheiro em jogadores que, pensando bem, não valem metade do valor pago.

Por exemplo, o Fábio Júnior, grande destaque do América-MG na segundona de 2010. Deu muitas alegrias à torcida celeste em 1998, quando foi artilheiro do time no brasileirão e ainda ganhou a bola de prata. Deu mais alegria ainda quando jogou no Atlético (matou a gente de rir), mas, quando saiu do Cruzeiro, foi vendido para a Roma por inacreditáveis 15 milhões de dólares. Só que, um ano e meio mais tarde, os italianos se deram conta que o Fábio Júnior não era aquilo tudo. Foi emprestado (de graça e com a Roma pagando uma parte do seu salário) para Cruzeiro, Palmeiras e Atlético Mineiro, jogando mal em todos. Pra quem tinha a moral de ser chamado de novo Ronaldo...

E o Geovanni? Marcou o gol de falta que valeu a Copa do Brasil em 2000, jogou as Olimpíadas nesse mesmo ano ao lado de Alex e Ronaldinho Gaúcho... as credenciais o fizeram parar no Barcelona. Isto é, no banco do Barcelona, mesmo porque o titular
era o Saviola. Depois, trocou o banco pelo departamento médico, e, finalmente, o Barcelona pelo Benfica. Moral da história: o Geovanni nunca mais jogou a mesma bola e o Cruzeiro lucrou 18 milhões de dólares – a segunda maior transação da história do futebol brasileiro.

E eu não vou nem falar que a ida do Gerson Magrão para o Dínamo de Kiev deu mais lucro do que a venda do Sorín para o Villarreal porque isso irrita. Ok, acabei falando... mas só queria saber o seguinte: como um clube tem coragem de pagar 2,2 milhões de euros em um jogador que consegue ser ruim em TODOS os fundamentos!? E o Sorín, o deus da raça cruzeirense em todos os tempos, saiu por 1,9 milhão de dólares...

E ainda tem muitos outros exemplos, como Alex Alves, Evanílson... enfim, os Perrellas estão no poder desde 1995, e vêm se alternando desde então. Como tudo indica que vão continuar lá por bastante tempo, tudo indica que ainda tem muita aberração vindo por aí.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas, só para se ter uma ideia, no mesmo ano – 2008 – o Palmeiras vendeu o Valdívia, muito melhor tecnicamente, por 8 milhões.

E o Sorín, o deus da raça cruzeirense em todos os tempos, saiu por 1,9 milhão de dólares...


Sorin = Loco Abreu - Mais adorado e carismatico do que bom de bola...

O Marcelo Moreno devia valer menos porque é raçudo e nao e bom tecnicamente(na sua concepção) e o Sorin mais porque é raçudo, entendi...

19 de outubro de 2010 às 20:15
Matheus Killer disse...

Prezado anônimo analfabeto funcional,

que eu me lembre, comparei o Marcelo Moreno com o Valdívia e o Sorín com o Magrão, não um com o outro ¬¬ E, mesmo que tivesse feito isso, devo fazer as seguintes observações:

1) Tem uma diferença inacreditável entre jogar por 11 anos (e ser capitão) na Seleção Argentina e por três na Boliviana.
2) O fato do Sorín ser mais adorado e carismático do que bom de bola não o impede, necessariamente, de SER bom de bola. Coisa que o Marcelo Moreno não tem a menor obrigação de ser, desde que faça gols (o que, por sua vez, convenhamos, não era obrigação do Sorín). Tudo bem, foi artilheiro da Libertadores, mas vender o cara por 9 milhões de euros foi uma furada de olho sensacional.
3) Pro caso de ainda restar dúvidas de que o Marcelo Moreno foi vendido por um valor absurdo, ele saiu mais caro do que um tal de Alex.

E, por fim, cornetar posts sem identificação não te dá credibilidade nenhuma =)

20 de outubro de 2010 às 00:18
Anônimo disse...

falar q o sorin é mais adorado q bom de bola é brincadeira, o cara ja foi eleito o melhor lateral esquerdo do mundo quando estava na seleção argentina.

23 de novembro de 2010 às 13:44

Postar um comentário

 
Jornalheiros E. C. | by TNB ©2010